domingo, 31 de maio de 2009

DIA 7

Dia de praia!!!

São 9h00 da manhã, estamos todos equipados para passar um dia na praia:
  • Toalha, calção, protector, dinheiro, passaporte, agua, óculos de sol, boa disposição, espírito de aventura
  • Destino : Praia de Sangano, com paragens obrigatórias em Benfica e no miradouro da lua.
Fazemos o caminho do costume até à marginal de Luanda. A partir daqui apanhamos a via que liga à estrada da Samba, como podem ver pela imagem, seis faixas de rodagem (3 por sentido).


Podemos também observar sinais de transito diferentes e ainda formas de transporte alternativa. Descobrimos os carregadores, que são pessoas que andam com carrinhos de mão "Heavy Duty" para transportar cargas enormes, normalmente as compras que as senhoras angolanas fazem nos mercados.

Ao longo do caminho, ao nos afastarmos do centro de Luanda, começam a aparecer as vendas de rua, vende-se de tudo um pouco como vocês vão ver...

A ilha de mussulo em segundo plano. Como estamos no cacimbo, de manhã existe muita neblina que impede que as fotos à distância sejam boas .

Aqui podem observar uma das árvores típicas angolanas, o embondeiro.
Aqui temos um conjunto de construções tradicionais.

A seguir a benfica, mercado de artesanato tradicional angolano, temos apenas a estrada e campo. uma imensidão de terreno a perder de vista, a estrada atravessa o parque nacional do Kissama a meio.

Eis que chegámos à primeira paragem, miradouro da lua. O lugar deve o seu nome às formações que se observam à volta do mesmo e que resultam de anos de erosão pela chuva.

Diferença do dia para a noite!! Imediatamente a seguir ao pôr do Sol!
Viveiro de palmeiras...

Alguns quilómetros mais à frente chegamos ao Rio Kwanza, onde se tem de pagar portagem para atravessar a ponte. Esta ponte tem uma importância estratégica, contando com presença policial reforçada, onde a prática de fotografia é proibida.

Um dos nossos veículos é mandado encostar, para verificação da documentos. Um dos nossos colegas que se tinha deixado o passaporte no hotel para evitar perde-lo, teve de conversar com o policia de modo a seguir caminho.

Em angola temos de ter o passaporte sempre connosco ou uma cópia autenticada, a falta de apresentação deste documento poderá implicar uma ida à esquadra.

A condução por estas estradas tem de ser cuidadosa, as rectas enganam, aqui conduz-se na base do que anda mais tem prioridade e os outros que se desviem. Depois os acidentes acontecem...

Alguns quilómetros mais à frente, eis que chegamos a Sangano, a saída de estrada não está assinalada com uma placa, apenas uma publicidade a um restaurante.


Esta praia é bastante boa, mas forte, com agua um pouco turva e alguma corrente, areia igual à nossa, com pouco lixo.
É lugar de uma comunidade piscatória, como vão ter oportunidade de observar.

Foi um dia de animação e descanso que terminou pelas 21h00 no mulemba resort, após algum transito. O tempo total de viagem para fazer os 250 km foi de aproximadamente 4,5 h.

3 comentários: